site 02.png

Nota de esclarecimento

Foi aberto ontem (29) em São Luís a 10ª. edição do Conexão Dança Festival Contemporâneo. O longevo festival tem reconhecida importância no cenário cultural da capital maranhense, tendo aberto importantes espaços de apresentação e fruição de espetáculos, além de debates sobre a arte contemporânea, reconhecido por público e patrocinadores.


A sede da Companhia Cazumbá, na Praia Grande, foi palco do espetáculo “Batucada”, de Marcelo Evelin + Demolition Incorporada (PI).


"Batucada" estreou em maio de 2014 e já percorreu cidades como Bruxelas (Bélgica), Frankfurt (Alemanha), Rio de Janeiro e, recentemente, abriu o Festival Internacional de Teatro (FIT), em Belo Horizonte/MG, com ótima receptividade de público. De São Luís, onde também o público aprovou o espetáculo, seguem para Caruaru/PE e Santiago (Chile).


Há, no espetáculo, cenas de nudez artística, com os performers de bruços, imóveis, na calçada do local da apresentação, na Praia Grande, bairro do Centro Histórico ludovicense que abriga o festival, em diversos espaços, públicos e privados. Não há beijos ou qualquer conotação erótica/sexual.


Coincidentemente, também ontem, milhares de mulheres (e homens) foram às ruas em todas as capitais do Brasil e em diversas cidades do mundo, no movimento chamado #elenão, contra a candidatura do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL). Desde então, apoiadores desta candidatura têm espalhado fake news em redes sociais, relacionando o espetáculo ao movimento.


A bem da verdade, vimos a público esclarecer que não há qualquer relação entre o espetáculo, e de resto, toda a programação do Conexão Dança, e o referido protesto. Em tempo, informamos que “Batucada” será reapresentado hoje, às 19h, no Fanzine (Praça Manoel Beckman, Av. Beira-Mar, Centro).


Fake news têm sido a tônica da campanha eleitoral do até aqui líder de intenções de votos nas pesquisas de opinião, fruto de um processo de negação das artes, do outro e até mesmo da História. Não é de estranhar, por exemplo, que o citado candidato já tenha manifestado a intenção de extinguir o Ministério da Cultura, caso eleito.


Agradecemos a atenção e a presença.


SauDANÇAções,


Marcelo Evelin e Erivelto Viana, respectivamente idealizadores do espetáculo e do festival.



Siga
Posts Recentes
Arquivo