PC1.png
BATUCADA_MG_7688_byCADDAH.jpg
35.png

Projeto

de Marcelo Evelin / Demolition Incorporada (PI)

BATUCADA foi concebido originalmente em 2014, pelo coreógrafo e pesquisador Marcelo Evelin (Teresina-PI), para o Kunsten Festival des Arts/Bélgica, um dos principais festivais da Europa.
A cada edição são 50 performers cidadãos - selecionados a partir de uma convocatória pública – que se misturam e se transformam um no outro. Na cadência de uma batucada atravessada, enganchada, suspensa, os corpos tornam-se instrumentos para as estruturas rítmicas e impulsionam uma coreografia da qual o público também faz parte.
Um acontecimento em que o ritmo transita entre a festa e o protesto, num ritual que expõe a relação conflitante entre uma coletividade quase tribal e as subjetividades dos indivíduos. O batucar em objetos cotidianos contagia, desmancha fronteiras entre espectador e artista, e provoca reflexões sobre a pulsão do homem na sociedade contemporânea.
Poderão se inscrever pessoas com ou sem experiência em arte contemporânea, com idade a partir de 18 anos, que queiram batucar em panelas e latas, trazendo seus corpos para a luta, para um acontecimento performativo.

Minibio do artista
Marcelo Evelin nasceu no Piauí, é coreógrafo, pesquisador e intérprete. Vive e trabalha entre Teresina e Amsterdam. Na Europa desde 1986, trabalha com dança tendo colaborado com artistas de variadas linguagens em projetos também envolvendo teatro físico, música, vídeo, instalação e ocupação de espaços específicos. É criador independente com sua Companhia Demolition Incorporada, criada em 1995, e ensina na Escola Superior de Mímica de Amsterdã-Holanda, onde também orienta estudantes em processos criativos. Orienta workshops e projetos colaborativos em vários países da Europa, Estados Unidos, África, Japão, América do Sul e Brasil, para onde retornou em 2006 e desde então vem atuando também como gestor e curador, tendo implantado em Teresina, o Núcleo do Dirceu (2006-2013), um coletivo de artistas independentes e plataforma de pesquisa e desenvolvimento para as Artes Performáticas Contemporâneas. Em março de 2016 abriu em Teresina, juntamente com a gestora cultural Regina Veloso, o CAMPO, um novo espaço para se pensar, fazer e difundir arte e disciplinas afins, e, como parte dele, o estúdio Demolition Incorporada.

Seus espetáculos Matadouro (2010) e De Repente Fica Tudo Preto de Gente (2012) foram apresentados em mais de 18 países. Com a participação de mais de 300 performers de diferentes nacionalidades, Batucada (2014), um “acontecimento performático”, segue este ano em difusão pelo Brasil e Chile. Dança Doente, sua mais recente criação, é inspirada no universo de Tatsumi Hijikata/JP--estreou em maio de 2017 em Bruxelas, com tour pela Europa, Brasil e Japão. Uma nova obra está a caminho com estreia programada para maio de 2019: A Invenção da Maldade.

BATUCADA

CRONOGRAMA
22set, 14 às 18h | Audição
23set, até 12h | Comunicação aos selecionados por e-mail
23 a 27set, 17h às 22h | Residência artística
28set, 15 às 22h | Residência artística e ensaio geral
29set, 16 às 20h | Ensaio e aquecimento + 21h Apresentação
Onde: Centro Cultural CAZUMBÁ - Rua Portugal, 218, Centro Histórico